A EMPRESA

Localizada na cidade de Limeira, no estado de São Paulo, a Markbem Citrus atua no comercio de laranjas in natura, tanto beneficiadas como a venda direta dos pomares, sempre com frutas de alta qualidade e com produção sustentável. Com 50 anos de experiência no mercado de laranja, os irmãos Dorival e Sérgio Fortes possuem uma história de empreendedorismo e paixão pela citricultura, que renderam boas oportunidades no setor, tornando-os de forte renome na região de Limeira, onde possuem a empresa MarkBem Citrus. A história da dupla começa em um cenário de agricultura familiar, onde o pai possuía uma pequena propriedade com pés de laranja, cereais e uma horta. Dorival conta que desde cedo foram ensinados a trabalhar duro para garantir a renda da família, que era composta pelos patriarcas mais oito filhos (seis homens e duas mulheres).

Durante o dia, os primogênitos auxiliavam nos tratos e na colheita da laranja que era destinada aos fruteiros. Os mais novos cuidavam da horta, que gerava verduras e tomates para fortificar a renda da família. Os filhos veteranos além de cuidar do pomar, se dedicavam a noite na colheita e embalagem da horta para, três vezes na semana, vender os produtos na feira.Dominados pela vontade de conquistar renda própria, os irmãos assumiram os cuidados e os lucros da horta e propuseram ao pai que lhes vendesse a laranja para que trabalhassem em revenda no mercado. Os lucros foram aumentando e a necessidade de crescer também. Assim nasceu o grupo Irmãos Fortes Limitada, em 1964, representado pela estrela de seis pontas correspondente aos seis irmãos. “Desde os 6 anos de idade nosso pai nos colocava para trabalhar, não deixava ninguém parado. Em 1963 tínhamos uma horta de tomate, foi o maior plantio que fizemos em hortaliça. Com o dinheiro que ganhamos no tomate, construímos a empresa no sítio do meu pai, o Sítio São Francisco, onde fizemos um barracão. Nosso processo era apanhar e embalar a laranja e o Toninho, nosso irmão mais velho, levava a produção para comercializar em São Paulo. Assim foi o nosso começo. Na primeira viagem conhecíamos muito pouco da capital e muito menos tínhamos conhecimento sobre o funcionamento do Mercado Municipal, que hoje é uma grande referência em gastronomia. Tivemos a felicidade de comercializar nossa laranja para um senhor muito honesto de Jundiaí, chamado Luis Omizzolo, que vendia uva e nos encaixou na entressafra para vender laranja. Ele nos ensinou sobre a negociação na capital e devemos toda a nossa organização de mercado a ele. Com o jeito de comercializar acertado, os Irmãos Fortes começaram a crescer e foi em 1966 que compramos nosso primeiro pedaço de terra, a Fazenda Água Branca de 60 alqueires”, conta Dorival.

Para aproveitar todo nicho de mercado, desde o início eram enviadas para a indústria as laranjas que não atendiam as especificações de mercado. Hoje, esse repasse corresponde a cerca de 15% do que a MarkBem Citrus adquire. “Passamos a trabalhar com um volume grande, fomos na época um dos maiores do mercado in natura para consumo de mesa. Conseguíamos então comprar um pedaço de terra a cada ano, chegando na época dos Irmãos Fortes Limitada a possuir sete fazendas, o que nos impulsionava ainda mais no mercado”, explica Dorival.Sérgio conta que a empresa MarkBem Citrus surgiu após a decisão de divisória de bens entre os irmãos, começando a funcionar em 2002 pertencendo inteiramente aos dois irmãos, Dorival e Sérgio. “O mercado já não era como antes e foi marcado por altos e baixos. Os anos de 2004 e 2005 foram terríveis, onde fomos acertando algumas decisões, lutando em outras. Mercado e indústria estavam sufocados com a situação. Para manter uma fruta limpa como o mercado prefere, tenho que acertar na adubação para ter uma casca que seja equilibrada, nas pulverizações desde a florada para não adquirir nenhuma marca nessa casca e tudo isso tem um custo alto”, conta Sérgio.